METODOLOGIA

Análise de Necessidades

Antes de iniciarmos o curso de inglês, é feita uma análise de necessidades para cada aluno através de uma entrevista informal, um bate-papo, para que eu possa saber quais são os objetivos do aluno, as expectativas que ele tem em relação ao curso e nível de proficiência no idioma, caso esse aprendiz não seja iniciante. Esse bate-papo também é uma forma no qual eu explico como eu trabalho com mais detalhes, materiais que uso e técnicas que são usadas durante as aulas. A partir dessa entrevista traçamos um plano de aulas personalizado, de acordo com o perfil de cada um.

 

Como Aprender

Acredito que todos possam aprender inglês, independentemente de idade ou outro fator. O ponto fundamental é o aluno ter motivação, disciplina e entender que não existem milagres quando aprendemos um novo idioma. É como aprender a andar de bicicleta, precisamos de prática, repetição e não ter medo de errar. O professor é peça importante mas é o aluno que é a peça chave para seu sucesso no aprendizado do idioma. Não existem fórmulas rápidas e milagrosas, o estudante vai aprender inglês efetivamente e pra sempre ao criar esse vínculo com o idioma também fora das aulas, fazendo exercícios passados pelo professor, lendo, escutando música, vendo filmes, ou seja, fazendo algo prazeroso.

As 4 habilidades da língua são abordadas de forma equilibrada e sistemática, visando sempre a comunicação: a fala e a escrita (habilidades ativas) e a compreensão auditiva e leitura (habilidades passivas). São feitas várias atividades através de materiais autênticos (jornais, revistas, menus, catálogos) como também pela internet. São feitos diálogos, simulações de situações, leitura de artigos, repetições, uso de filmes e músicas e outros recursos para fazer com que o estudante fale inglês desde a primeira aula. Tarefas de casa são enviadas semanalmente por email para que ele tenha contato com o inglês um pouco todos os dias.

Metodologia no Ensino do Inglês

Materiais Didáticos

Todo material didático é opcional, porém, caso o aluno queira, podemos trabalhar com um livro de acordo com o perfil de cada participante. Usamos livros de editoras internacionais renomadas, como Oxford, Longman, Macmillan e Cambridge como material de apoio. Recomendo também uma gramática e dicionário. Gosto muito das séries New English File e New Inside Out, porém podemos adotar outros títulos caso seja mais apropriado.

 

Relatórios de Desempenho

Faço relatórios de desempenho ao final de cada mês para fins de controle e posso disponibilizá-los para o aluno caso ele o queira.